Como emitir notas fiscais no Superlógica

Última modificação: 2017-11-29 14:21:45 -0200


Antes de iniciar o passo a passo para emissão de notas fiscais, é fundamental que você tenha realizado as configurações de tributação detalhadas em Como configurar Tributação no Superlógica.
Uma vez atualizadas as configurações de Tributação, chegou a hora de testar a emissão de notas fiscais para validar as configurações realizadas no sistema.

- Comece pelo item Notas fiscais, no menu Receitas:

NF 26.png

- Para gerar uma Nova nota fiscal, você deve clicar no botão com este nome e selecionar o tipo de nota que deseja emitir a título de teste:

NF 27.png

- Uma vez selecionado o tipo de nota fiscal que será emitida, selecione o Cliente para o qual deseja emiti-la:

NF 28.png

- Lembre-se de preencher as informações necessárias em cada item - como os campos surgem na tela somente quando você clica no ícone, é grande a chance de passar batido por esses dados e a emissão da nota fiscal acusar algum erro. 

NF 29.png

- Valide os parâmetros de Retenções para aquela nota fiscal específica:

NF 30.png

- No campo Serviços, selecione um dos serviços que você cadastrou e digite “10,00” no campo Valor unitário - como se trata de uma nota fiscal para teste, melhor não esbanjar muito! :)

NF 31.png

- Ao clicar no botão Salvar, no final da tela, você será redirecionado para a página inicial de notas fiscais. Nela ficam listadas todas as notas emitidas, pendentes de transmissão. Para transmiti-las, selecione as notas fiscais desejadas e clique no botão Marcar para transmitir:

NF 32.png

- A nota fiscal ainda estará visível na lista de Emissões, mas no quadro Resumo ela aparecerá Pendente de envio. Para enviá-la, basta clicar no botão Transmitir notas:

NF 35.png

- Como há apenas uma nota fiscal para transmitir, você pode ganhar tempo clicando no botão Marcar e transmitir para realizar os dois passos em um único clique:

NF 33.png

- Na tela seguinte, será solicitado que você insira a senha de seu certificado digital e clique no botão Enviar:

NF 34.png

- A transmissão pode demorar alguns minutos, mas você pode acompanhá-la pela barra de status logo abaixo do número da nota fiscal na lista de Emissões. Quando a barra de status estiver completa, a nota fiscal aparecerá como Convertida no quadro Resumo:

NF 36.png

- Quando precisar cancelar uma nota fiscal, basta selecioná-la na lista de Emissões e clicar no botão Cancelar:

NF 37.png

- Assim que o cancelamento da nota fiscal for concluído, ela aparecerá no quadro Resumo como Cancelada:

NF 38.png

- Essa nota fiscal cancelada também precisa ser transmitida para que seu status seja atualizado no sistema da prefeitura. Para isso, basta clicar no número 1 no quadro Resumo para ela voltar para a lista de Emissões. Em seguida, é necessário marcá-la e clicar no botão Marcar para transmitir para realizar a transmissão:

NF 39.png

- Neste ponto, basta repetir o processo de transmissão, clicando em Transmitir notas no quadro Resumo. Assim que a operação for concluída, a nota fiscal continuará aparecendo na lista de Emissões, com a barra de status toda verde, porém tachada:

NF 39.png

Agora que você já conhece todo o passo a passo para emissão de notas fiscais avulsas, vai achar ainda mais fácil e rápido esse processo quando as cobranças já estão cadastradas no sistema.

- Há duas formas de realizar a emissão de notas fiscais a partir de cobranças já existentes: por meio do item A receber ou por meio do item Recebidas, ambos localizados no menu Receitas:

- Para realizar a emissão manual das notas fiscais a partir de cobranças já cadastradas, basta selecioná-las e clicar no botão Emitir nota fiscal - a configuração é exatamente a mesma em A receber e em Recebidas:

Lembre-se: a transmissão dessas notas fiscais que você acabou de emitir também precisa ser realizada manualmente. Por isso, é necessário retornar ao item Notas fiscais no menu Receitas, e repetir o passo a passo de transmissão de notas já citado.

Com o intuito de otimizar ainda mais o fluxo financeiro da sua empresa, você pode automatizar algumas etapas de emissão de notas fiscais, de acordo com suas necessidades. É possível emiti-las automaticamente ao gerar as cobranças para seus clientes ou ao receber os pagamentos realizados por eles. Confira:

- Para configurar a emissão de notas fiscais ao gerar as cobranças para seus clientes, vá ao menu Receitas e clique no item Faturar:

NF 22.png

- Em seguida, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela:

NF 26.png

- Marque a opção Emitir NF no faturamento na tela que surgir - essa opção deve ser selecionada somente caso sua empresa emita notas fiscais para todos os clientes cadastrados em sua base. Clique em Salvar:

NF 23.png

- Para configurar a emissão de notas fiscais automaticamente ao receber os pagamentos, vá ao menu Receitas e clique no item Recebidas:

NF 19.png

- Em seguida, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela:

NF 20.png

- Use a barra de rolagem para descer a tela e marque os itens Enviar nota fiscal ao liquidar as cobranças e Marcar as NFs para serem imediatamente enviadas para sefaz ou prefeitura. Isso fará com que as notas fiscais sejam emitidas alguns minutos após a geração das cobranças e marcadas automaticamente - você só vai precisar colocar a senha do certificado digital para validar a operação:

NF 21.png 

- Após clicar no botão Salvar, volte ao menu Receitas e clique no item Notas fiscais para configurar o envio automático das notas fiscais aos seus clientes por e-mail:

NF 24.png

- Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito e marque a opção Auto enviar cópia da NF por e-mail. Para finalizar, clique em Salvar:

NF 25.png

Importante: mesmo automatizando as emissões de notas fiscais é necessário sempre validar essa operação clicando no botão Transmitir notas no menu Receitas, item Notas fiscais.

Pronto! Agora você já pode emitir notas fiscais aos seus clientes de forma simples e ágil, diminuindo algumas etapas do processo para dar maior fluidez aos fluxos financeiros da sua empresa.


Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?