Como configurar tributação no Superlógica

Última modificação: 2017-11-29 14:21:26 -0200


A configuração do sistema para emissão de notas fiscais pode ser um tanto complexa. Por isso, criamos um passo a passo que irá te auxiliar a realizá-la. Ainda assim, recomendamos que você solicite a ajuda do seu contador para concluí-la. ;)


- Para começar, acesse o item Empresa no menu lateral:

NF 01.png

- Dentro do menu Empresa, selecione a opção Tributação:

NF 02.png

Antes de inserirmos as informações gerais sobre Tributação, é fundamental que você verifique neste link se a prefeitura de sua cidade exige o uso de certificado digital.

Caso o certificado digital seja obrigatório e sua empresa ainda não tenha, acesse o site do Serasa Experian para adquiri-lo.

Uma vez gerado o certificado digital (e sendo uma obrigatoriedade na cidade em que sua empresa está localizada), é necessário baixá-lo em seu computador. Para facilitar, siga os passos de 1 a 8 neste link. ;)


-Garanta que o arquivo baixado em seu computador esteja na extensão .PFX, para que a importação do arquivo seja realizada corretamente, e clique no botão Editar:

NF 03.png

*role a tela até o final e o botão estará do lado direito

- Clique no botão Enviar certificado para importá-lo de seu computador:

NF 04.png

- Para concluir a importação de seu certificado digital, clique no botão Escolher arquivo e insira a mesma senha que usou para criptografar a chave:

NF 05.png

- Para concluir a importação de seu certificado digital, clique no botão Enviar:

NF 06.png

- O próximo passo é cadastrar o ambiente de produção de NFe de produto e/ou de serviço, de acordo com o que você comercializa em sua empresa. Mais uma vez, clique em Editar para dar início à configuração:

NF 03.jpg

*role a tela até o final e o botão estará do lado direito

- Se sua atividade exige a emissão de NFe de serviço, comece selecionando a cidade em que sua empresa está localizada no campo Prefeitura:

NF 10.png

- Selecione a opção Produção no campo Ambiente e clique no botão Salvar, no final da tela, para concluir a ação: 

NF 11.png

- Para configurar o ambiente de produção de NFe de produto, é necessário selecionar o SEFAZ de acordo com o estado em que sua empresa está localizada:

NF 07.png

- Em seguida, selecione a opção Produção NT2015.003 no campo Ambiente:

NF 08.png

- Selecione a opção Exibir cobranças na nota fiscal:

NF 09.png

- Caso prefira realizar testes em um ambiente de homologação antes de realizar a efetiva produção de NFe, selecione a opção Homologação NT2015.003 e Homologação nos campos Ambiente, respectivamente:

NF 12.png

*verifique com a prefeitura de sua cidade se ela disponibiliza ambiente de homologação para testes com NFe


Agora, vamos inserir os dados relacionados à Tributação. Se sua empresa trabalha apenas com serviços, basta preencher o item Tributação dos Serviços Prestados. Se sua empresa trabalha somente com produtos, basta preencher o item Tributação das Vendas de Produtos. Porém, se sua empresa comercializa ambos você deve obrigatoriamente configurar os dois itens.

Nossa sugestão é de que você solicite ajuda de seu contador para configurar as informações relacionadas à Tributação. Como você verá a seguir, alguns dos campos requerem informações fiscais bastante específicas. ;)


- Antes de começar, clique no botão Editar e libere os campos para preenchimento:

NF 13.png

- Em Tributação dos Serviços Prestados, todos os campos devem ser preenchidos - com especial atenção ao campo Inscrição Municipal, que é obrigatório:

NF 14.png

- Caso sua empresa não seja Optante pelo Simples Nacional, você deve desmarcar essa opção e preencher todos os campos de retenção que surgirem na tela e que couberem ao tipo de atividade realizada pela sua empresa:

NF 15.png

- Caso sua empresa tenha isenção fiscal por promover algum tipo de incentivo à cultura, marque a opção Incentivador Cultural e clique no botão Salvar:

NF 16.png

- Para cadastrar os códigos e alíquotas referentes aos serviços prestados pela sua empresa, basta clicar no botão Novo código fiscal:

NF 17.png

Fique atento: os campos habilitados para preenchimento ao cadastrar um novo código de serviço podem variar de uma prefeitura para outra. Solicite ajuda ao seu contador.

NF 18.png

Se sua empresa trabalha apenas com Serviço, você pode cortar caminho e ir direto para o passo a passo Como emitir notas fiscais. Mas se você trabalha com Produto, ainda tem algumas etapas a cumprir antes disso. Confira...

- Para configurar a Tributação das Vendas de Produtos, é preciso começar preenchendo as mesmas informações iniciais do item Tributação dos Serviços Prestados:

NF 19.png

- Depois de inserir as informações solicitadas e clicar em Salvar, é hora de cadastrar as Regras de tributação utilizadas pela sua empresa:

NF 20.png

- Uma vez escolhido o nome da nova regra, basta clicar em Novo cenário e responder às perguntas do passo a passo que irá surgir na sua tela para configurá-la:

NF 21.png

Agora que você finalizou as configurações de Tributação, acesse o passo a passo Como emitir notas fiscais e coloque seu fluxo financeiro para rodar no sistema Superlógica.



Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?