Módulo financeiro e gestao completa da sua empresa

Última modificação: 2016-12-28 17:22:42 -0200


Despesas (contas a pagar)
Para lançar as despesas você precisa cadastrar os fornecedores. Para isso vá até a guia Despesas > Novo Fornecedor.

E para lançar uma despesa:

Ao lançar uma nova despesa, você deverá definir o fornecedor, o vencimento, a forma de pagamento, a conta-categoria do plano de contas, o valor, entre outras informações. Se for uma despesa recorrente, parametrize esta informação na aba Repetir.


Cheques emitidos
Se você efetua pagamentos a fornecedores com cheques, ao escolher esta forma de pagamento nos lançamentos, todos os cheques serão listados em Despesas > Cheques emitidos.

Fornecedores e impostos sujeitos à retenção

Em Despesas > Fornecedores, você poderá cadastrar todos os seus fornecedores. Ao cadastrar um fornecedor, você pode categorizá-los em como vendedor, funcionário, contador, representante comercial, transportadora ou estagiário, por exemplo.

Se você tem impostos sujeitos à retenção, não deixe de cadastrá-los no item Despesas.

Movimentações e conciliação bancária
Em Financeiro > Movimentações bancárias, você acompanha todos os lançamentos feitos na(s) sua(s) conta(s) cadastrada(s). Se quiser, pode filtrar por status (pendente ou liquidado) ou contas.
Por esta tela você consegue ter uma noção de como anda o seu negócio e a previsão de saldo deste e dos próximos meses, baseado nas cobranças geradas e nas despesas lançadas.
Você pode fazer também a conciliação da sua conta com o Superlógica. Acesse Financeiro > Conciliação bancária para processar o arquivo OFC/OFX fornecido pelo seu banco.

Diagnósticos financeiros
Em Financeiro > Diagnósticos financeiros, você pode ver informações como o saldo das suas contas nos últimos meses no dia e nos últimos seis meses, além da previsão para o final do mês.
E acompanhar diversas informações, como o resultados dos últimos 12 meses, recorrências conquistadas e um demonstrativo de resultados baseado no plano de contas.

Comparar ano anterior
Você pode também usar o Financeiro > Comparar ano anterior para uma interessa comparação entre o mês atual e o mesmo mês do ano passado - ou, se mudar o filtro, para o mês anterior. Assim, é possível saber a variação porcentual de suas receitas e despesas. Utilize também o relatório 111A (Balancete > Demonstrativo de Receitas e Despesas), em Empresa > Relatórios.

Os relatórios reunidos em um só lugar

Em Empresa > Relatórios, você tem acesso a uma infinidade de informações disponibilizadas como relatórios.
Em todos os relatórios é possível escolher o período desejado, adicionar filtros e outras opções. Os relatórios são disponibilizados em PDF (botão Visualizar), CSV ou planilha de Excel (botão Mais opções, no canto superior da aba).
Se desejar, você pode fazer ainda seleções de relatórios. Exemplo: monte um conjunto de 4 relatórios para a direção. A seleção é gerada com um clique.

Plano de contas
O Superlógica traz um plano de contas dividido em Receitas e Despesas. Em todos os lançamentos, você será convidado a escolher em qual conta-categoria fazer o lançamento. O plano de contas padrão pode ser visualizado em Empresa > Plano de contas. Caso queira editar ou alterar o plano de contas, instale o app Plano de Contas (disponível em Apps > Loja de apps).



Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?