Como combater e aniquilar a inadimplência

Última modificação: 2016-12-28 14:07:30 -0200


No Superlógica, existem várias ferramentas que podem te ajudar nesta tarefa. Leia quantas vezes for necessário e coloque em práticas as dicas abaixo!
Um resumo do que você pode fazer para controlar e combater a inadimplência:

  • Painel completo com resumo e detalhes da inadimplência

  • Relatórios de inadimplência

  • Régua de cobrança com e-mails automatizados e/ou manuais em lote

  • SMS preventivos de lembrete de pagamento

  • Carta - se você possui clientes tradicionais

  • Ticket interno para analista de cobrança

  • Acordo

  • Suspensão automática

Painel de inadimplência
A tela de inadimplência (no menu Receitas) apresenta em dois painéis o valor acumulado e o de pequenos atrasos (cobranças atrasadas há menos que 5 dias), além de um gráfico que mostra a recuperação da inadimplência.
Preparamos um vídeo sobre esta tela - clique aqui para assistir.

Diversas ações podem ser feitas diretamente por esta tela, como fazer acordo, inserir o cliente em um grupo de protesto, abrir um ticket interno e filtrar pelo valor principal. É possível fazer também ações em lote, ao selecionar mais de um cliente - no rodapé é possível enviar e-mail e SMS, gerar carta e ainda adicionar ou remover de um grupo. Através da Tela de inadimplência também é possível realizar um acordo para o cliente inadimplente. Tudo isso, você pode conferir nesse vídeo!

Relatórios de inadimplência
Precisa de relatórios? Não se preocupe. Em Empresa > Relatórios, temos um grupo deles para inadimplência: resumo, horizontal, por cobranças mais antigas, por acordo e inadimplência com composição.

Régua de cobrança: e-mail, SMS e carta

Depois de faturar seus clientes, é preciso notificá-los, para avisar que possuem cobranças em aberto.

A configuração do sistema é feita apenas uma vez. Depois disso, sempre que cobranças forem geradas o Superlógica irá notificar os clientes automaticamente. Com isto não é necessário dispor de tempo e esforço para realizar as cobranças. O sistema faz tudo sozinho deixando o gestor livre para se concentrar em outras tarefas.
Para e-mails, existem 4 (6 caso você assine o Plano Pro) mensagens que podem ser configuradas. Acesse Empresa > Formas de recebimento, aba Notificações de boletos.

Nossa sugestão:

  • Enviar primeira notificação 5 dias antes do vencimento

  • Enviar segunda notificação no vencimento

  • Enviar terceira notificação 6 dias depois do vencimento

  • Enviar última notificação 12 dias depois do vencimento

Você pode usar, em todos os e-mails, uma série de variáveis dinâmicas - consulte a lista completa na tela de edição da mensagem ou neste artigo que explica cada variável. As variáveis devem ficar entre o símbolo de porcentagem, como nos exemplos abaixo:

  • Nome do cliente: %cliente_nome%

  • E-mail do cliente: %cliente_email%

  • Vencimento da cobrança: %cobranca_vencimento% %tag_confirmado% 

  • Valor da cobrança: %cobranca_valor%

  • Botão com link para o boleto: %endereco_boleto_html%

Não esqueça de usar título que chamem a atenção nos e-mails. Nossa sugestão para títulos de e-mails:

  • O boleto da %empresa_nome_maiusculo% vence em daqui a %boleto_diasParaVencimento%

  • Não esqueça: o boleto da %empresa_nome_maiusculo% vence hoje!

  • Opa, atrasou! O boleto da %empresa_nome_maiusculo% está atrasado, pague agora

Precisa mandar e-mails adicionais? Você pode, sempre que necessário, acessar a tela do A receber (no menu Receitas), selecionar as cobranças desejadas e, no rodapé da tela, usar o botão Enviar por e-mail - o sistema vai notificar o seu cliente conforma o status da cobrança (em aberto, vence hoje ou atrasada).
PRO TIP: logo depois de processar o faturamento, você pode entrar na tela do A Receber, selecionar as cobranças geradas e clicar no botão Enviar por e-mail - assim, seus clientes receberão um e-mail com antecedência maior que a configurada na régua de cobrança. Sempre tem aquele cliente que gosta de pagar bem antes ou agendar o pagamento.

Se quiser, você pode configurar também o envio de SMS (cobrado à parte - consulte o valor no próprio sistema).

Nossa sugestão:

  • Enviar primeira notificação 1 dia antes do vencimento

  • Enviar segunda notificação 6 dias depois do vencimento

(Caso assine o Plano Pro, você terá uma terceira notificação por SMS).

Nossa sugestão para SMS é colocar o nome da sua empresa no remetente da mensagem e fazer menção ao e-mail enviado. Use, se necessário, as variáveis de link do boleto ou linha digitável.

Nossa sugestão:

  • Sua cobrança está prestes a vencer. Acesse seu e-mail para mais informações.

  • Você tem 1 cobrança atrasada. Acesse e-mail ou use a linha digitável %linhadigitavel%

Se você envia seus boletos por Correios, pode ainda gerar cartas de notificação.

Acordo
Você pode, pela tela de Inadimplência, gerar um acordo - ao passar o mouse sobre o nome do cliente, um botão aparecerá com esta opção. Você terá acesso aos dados da pendência daquele cliente e negociar uma forma que ele possa pagar sua pendências. É possível parcelar o valor da dívida, bem como quitá-la. Você configura – e o sistema faz o resto por você. Lembre-se: ao gerar um acordo, o cliente deixa de ser inadimplente - as cobranças antigas são validadas e substituídas pela(s) parcela(s) de acordo. Para acompanhar se os pagamentos do acordo estão sendo efetuados, vá em Receitas > Acordos.

Ticket interno para analista de cobrança

Se você possui um analista financeiro responsável por cobranças a inadimplentes, pode tornar este procedimento um pouco mais fácil. Na tela de Inadimplência, ao passar o mouse sobre o nome do cliente, clique no botão Abrir ticket - defina o responsável pela tarefa (deve estar cadastrado como usuário do Superlógica) e a tarefa. O analista pode trabalhar na lista de tickets que você definir.

Suspensão automática
Sabia que é possível suspender e cancelar automaticamente um contrato, baseado no número de dias da inadimplência?
Estas regras de suspensão e cancelamento podem ser configuradas em Empresa > Formas de recebimento, na aba Bloqueio e cancelamento.
Você define em quantos dias um cliente será congelado ou desativado - e parametriza também as mensagens de suspensão e cancelamento que o cliente vai receber.
No caso de suspensão/congelamento, nenhuma ação acontece (isto é, o contrato permanece ativo) - e o Superlógica pode disparar um webhook para o seu sistema, podendo ser o gatilho para a interrupção do serviço, por exemplo. Consulte o aplicativo Webhook, em nossa loja de apps.
Já no cancelamento, o cadastro do cliente é inativado - e o contrato vinculado também. Da mesma forma, o Superlógica pode disparar um webhook para o seu sistema. Muito cuidado ao utilizar esta funcionalidade.

Existem filtros nas telas do A Receber e em Clientes para o status do cliente. Consulte sempre que necessário.
É possível também adicionar exceções para esta regra individualmente por cliente - no cadastro do cliente, ao editar os dados, encontre esta opção.


Esta dica foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?