O que acompanhar diariamente

Última modificação: 2016-12-28 12:00:57 -0200


Com tantas funcionalidades no sistema, é importante saber o que é crucial para acompanhamento diário, sendo assim, irei apresentar algumas informações que merecem atenção e que já podem ter sido abordadas anteriormente.

Que informações acompanhar diariamente?

  • Novas assinaturas - em Planos > Assinaturas

  • Contratos com primeiro pagamento em aberto - em Planos > Primeiro pagamento pendente

  • Trials em andamento (se você trabalha com planos assim) - em Planos > Experimentando (Trials)

  • Cobranças em aberto e liquidadas - em Receitas > A Receber e Receitas > Recebidos

  • Retorno de pagamentos com boleto - em Receitas > Retorno bancário

  • Inadimplência

  • Movimentações bancárias

Acompanhe a entrada de novos assinantes

Se você vende diretamente pelo seu site, sua tarefa mínima diária é acompanhar quantas novas contratações foram feitas no dia anterior.
Acompanhe esta informação em Planos > Assinaturas. Para facilitar a sua vídeo, gravamos um vídeo bem completo sobre este assunto - 
clique aqui para assistir.

Na tela de Assinaturas, você pode fazer também uma série de filtros - por status da assinatura, período, clientes, vendedores, grupo, serviços e até mesmo por contas bancárias.
No vídeo acima, explicamos os detalhes desta tela e de como você pode lançar novas assinaturas via sistema.
Note que o filtro ativas não quer dizer necessariamente que todas as assinaturas são de clientes pagantes. Pode ser que um cliente tenha contratado um plano e até o momento não tenha pago. E aí que eu entro em…

...contratos com primeiro pagamento pendente
Nem sempre o cliente que contratou já efetuou o primeiro pagamento, certo? Pensando, você pode acompanhar por Planos > Primeiro pagamento pendente estes casos.

Acompanhe assinaturas no período de trial
Se você oferece planos com período de trial (degustação), o caminho para você acompanhar é por Planos > Experimentando (Trials). Acompanhe de perto estes casos para aumentar sua taxa de conversão.

E as cobranças em aberto e liquidadas
A tela do A receber (em Receitas) é uma das mais completas do Superlógica. Todas as cobranças podem ser acompanhadas por aqui - use os filtros no topo da tela para extrair as informações que você precisa.

Na tela do A Receber você pode (deve, na verdade!) acompanhar as cobranças filtradas por status (pendentes ou liquidadas), tipo (como primeiro pagamento, por exemplo), clientes, grupos, vendedores, forma de pagamento, entre outros. Pode inclusive aumentar o período que deseja acompanhar.
Para verificar apenas as cobranças liquidadas, você pode filtrar por cobranças liquidadas ou ir direto em Receitas > Recebidos.
Além de todos estes filtros, a tela do A Receber permite que você faça também várias ações, como gerar a segunda via em PDF, pegar o link da cobrança atualizada (para o caso de boletos), fazer edições ou mesmo liquidar manualmente uma cobrança. Caso queira invalidar uma cobrança, isto é, deixar de cobrar do seu cliente, passe o mouse sobre o item e clique em Invalidar.
Ao clicar na lupa de detalhes, você verá os detalhes da cobrança - cliente, vencimento, produtos ou serviços e o valor total. Para fazer alterações na cobrança, clique no botão Editar.
Você também pode fazer uma série de ações em lote ao selecionar as cobranças - como imprimir, enviar por e-mail, emitir nota fiscal, invalidar, alterar vencimento, alterar conta bancária, entre outras.

Retorno bancário
Se você usa o convênio do seu banco, é necessário fazer o processamento do retorno diariamente. Isso pode ser feito através de Receitas > Retorno bancário. Você pode processar em lote ou um arquivo por vez. Se você usa o serviço da Conta de Recebimento, nem isso precisa fazer - diariamente o sistema já terá feito o processamento para você, bem como a conciliação dos pagamentos. Acompanhe e trate os casos de pagamento duplicado ou pagamento a maior ou a menor.

Inadimplência
Vamos falar em detalhes sobre inadimplência no próximo e-mail e como você pode usar as funcionalidades do Superlógica para te ajudar. Mas você deve acompanhar diariamente a sua inadimplência, no menu Receitas.

Movimentações bancárias
Nós recomendamos fortemente que você use o Superlógica como o seu gestor financeiro - ou seja, para controlar não só as suas receitas como também as despesas.
Em Financeiro > Movimentações bancárias, você acompanha todos os lançamentos feitos na sua conta. Se quiser, pode filtrar por status (pendente ou liquidado) ou contas bancárias.

A função dessa tela é ser o espelho do extrato bancário, de cada conta bancária que você tiver cadastrada no sistema. Quer dizer que,  por esta tela você consegue ter uma noção de como anda o seu fluxo de recebimentos e pagamentos  e acompanhar a sua posição de caixa. Para isso, você primeiro precisa se certificar de que todos os pagamentos feitos estão liquidados no sistema, bem como os recebimentos e também que a conciliação bancária tenha sido realizada.

Você pode fazer também a conciliação da sua conta com o Superlógica. Acesse Financeiro > Conciliação bancária para processar o arquivo OFC/OFX fornecido pelo seu banco.


Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?