Tela de cadastro do cliente: faça tudo por aqui

Última modificação: 2016-12-27 16:57:11 -0200


Para facilitar, nós gravamos um vídeo - clique aqui para assistir.

Ao acessar o menu Clientes, você será direcionado para a listagem dos seus clientes. Nesta tela você pode fazer uma série de filtros - por status, grupos, dia de vencimento, forma de pagamento e status do cartão.
É possível também cadastrar um novo cliente, importar clientes via arquivo e ver quem são, por exemplo, os clientes sem nenhuma recorrência lançada (botão Mais). Ou ainda fazer uma busca - clique na lupa no canto direito superior da tela.}
Do lado direito ficam os grupos que você tem cadastrados no sistema. É possível criar um novo grupo, editar os existentes ou acessar um grupo de clientes. Se quiser, você pode cadastrar um cliente em mais de um grupo.

Esta tela lista 50 itens - você pode abrir mais 50 clicando em Mais Itens ou listar tudo em Todos os Itens, no rodapé da página.

Já que estamos aqui no rodapé, note que, ao selecionar os clientes, é possível também fazer uma série de ações em lote, como:

  • Alterar o vencimento;
  • Enviar um e-mail;
  • Desativar;
  • Enviar carta;
  • Alterar a forma de pagamento;
  • Adicionar ou remover de um grupo.

Tela de cadastro do cliente
Como diria Jack, O Estripador, vamos por partes.
Ações rápidas e registro de logs. No topo da tela, no botão ações, é possível, por exemplo, desativar ou congelar um cliente, ver o log de alterações realizadas no cadastro, checar as notas emitidas ou mesmo faturar individualmente este cliente.

Os principais dados de cadastro ficam expostos - como nome fantasia, contatos, dia de vencimento, informações adicionais e endereço. O campo de e-mail principal é o que vai receber as notificações automáticas do sistema - você pode cadastrar mais, colocando e-mails entre ponto-e-vírgula.
Repare que o Superlógica oferece campos adicionais personalizados. Basta dar nome aos campos e utilizá-los da forma como desejar. Estes campos podem ser usados também no checkout, se você vende diretamente pelo seu site.

Se quer consultar ou editar os demais dados do cliente, clique no botão Editar dados cadastrais.
Se vai emitir nota fiscal, pode adicionar informações como inscrição municipal e estadual e se o seu cliente tem algum tipo de retenção de impostos.
Se você usa a opção de congelar ou desativar clientes de forma automática, de acordo com parâmetros de inadimplência, pode adicionar exceções para esta regra individualmente por cliente - basta deixar esta opção marcada. Estas regras de suspensão e cancelamento podem ser configuradas em Empresa > Formas de recebimento, na aba Bloqueio e cancelamento.


Grupos, clientes vinculados e formas de recebimento
Do lado direito da tela, você pode ver quais grupos o cliente faz parte ou mesmo adicionar este cliente a um grupo.

23-curso-sup-clientes-grupos.png

Pode também vincular um cliente a outro ou mesmo verificar se existem clientes com o mesmo CPF ou CNPJ cadastrados no sistema.

Na aba de formas de recebimento, aparecerá com a estrela marcada a forma de pagamento principal do cliente. Para trocar a forma de pagamento, clique na estrela. No caso do cartão, você pode enviar um convite para o cliente acessar uma área segura e inserir os dados ou então você mesmo digitar as informações necessárias.

25-curso-sup-clientes-formrecb.png

Contatos e tickets
É possível também adicionar outros contatos. Vale destacar que estes contatos não receberão notificações automáticas do sistema. São dados apenas para consulta.

26-curso-sup-clientes-contatos.png


Se o aplicativo de tickets estiver dentro do seu plano contratado conosco, você poderá acompanhar os tickets deste cliente ou mesmo abrir um novo ticket ou ver todos os tickets deste cliente.

27-curso-sup-clientes-tickets.png

Você pode ter mais informações sobre a funcionalidade de Tickets neste artigo dedicado à essa função.

Recorrências, receitas eventuais, e-mails enviados e histórico de cobranças
Pela tela de cadastro de cliente, você pode ver também as recorrências e receitas eventuais do cliente e todo o histórico de cobranças.
Na aba de recorrências, é possível checar detalhes do contrato, como plano, valor da assinatura e data de início. É possível excluir ou cancelar um contrato ou ainda editar detalhes. É possível também lançar uma nova recorrência ou contratar um plano diretamente por aqui.

Na aba abaixo, você pode lançar uma receita eventual, que vai ser cobrada junto da assinatura na data de vencimento do cliente.
O sistema ainda mostra o histórico de e-mails enviados e o histórico de cobranças.
Além de ver as cobranças lançadas, é possível fazer algumas das ações disponíveis na tela do A receber - como pegar 2a via ou link de um boleto, editar os detalhes de uma cobrança, dar baixa manual ou invalidar.
Se precisar, você pode gerar uma nova cobrança avulsa, um acordo ou ver mais opções de ações para estas cobranças.


Esta dica foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?