Como acompanhar suas cobranças

Última modificação: 2016-12-27 15:48:22 -0200


Depois de gerar o faturamento, todas as cobranças ficarão disponíveis na tela do A Receber. Para facilitar o seu entendimento, gravamos um vídeo sobre este assunto - clique aqui para assistir.


Na tela do A Receber você pode (deve!) acompanhar as cobranças filtradas por status (pendentes ou liquidadas), tipo (como primeiro pagamento, por exemplo), clientes, grupos, vendedores, forma de pagamento, entre outros. Pode inclusive aumentar o período que deseja acompanhar.

Esta tela, como várias outras do Superlógica, lista 50 itens por página - para listar mais, vá até o rodapé e clique Mais Itens ou em Todos ou Itens para listar tudo.

Para verificar apenas as cobranças liquidadas, você pode filtrar por cobranças liquidadas ou ir direto em Receitas > Recebidos.

Além de todos estes filtros, a tela do A Receber permite que você faça também várias ações, como gerar a segunda via em PDF, pegar o link da cobrança atualizada (para o caso de boletos), fazer edições ou mesmo liquidar manualmente uma cobrança.

Caso queira invalidar uma cobrança, isto é, deixar de cobrar do seu cliente, passe o mouse sobre o item e clique em Invalidar.


Ao clicar em invalidar, você pode escolher um motivo pelo qual você está invalidando a cobrança. Escolha um dos motivos na lista e clique em invalidar.

Ao clicar na lupa de detalhes, você verá os detalhes da cobrança - cliente, vencimento, produtos ou serviços e o valor total. Para fazer alterações na cobrança, clique no botão Editar.

Você pode, por exemplo, retirar juros e multa de uma cobrança - apenas deixe os campos com os valores zerados. Ou dar desconto para pagamento até o dia do vencimento.

Em Mais opções, o sistema mostra em qual conta bancária esta cobrança está vinculada e qual a forma de pagamento. Você também pode colocar uma observação interna e uma para o cliente, que vai aparecer na fatura.

Você também pode fazer uma série de ações em lote ao selecionar as cobranças - como imprimir, enviar por e-mail, emitir nota fiscal, invalidar, alterar vencimento, alterar conta bancária, entre outras.

17-curso-sup-areceber-acoesemlote.png

Se precisar, você pode também gerar uma nova cobrança avulsa nesta tela - no topo, clique no botão Nova cobrança.

Precisa de relatórios? Ao clicar na impressora no canto direito superior da tela, o sistema lista todos os relatórios disponíveis relacionados a cobranças.

18-curso-sup-areceber-relatorios.png

Ou para ver todos os relatórios, acesse Empresa > Relatórios.


Retorno bancário

Se você emite boletos pelo convênio do seu banco, será necessário processar diariamente o retorno em Receitas > Retorno bancário.

Agora, se você usa o serviço da Conta de Recebimento, nem isso vai precisar fazer - diariamente o sistema já terá feito o processamento para você, bem como a conciliação dos recebimentos.

O sistema vai indicar quantas cobranças foram liquidadas, bem como se houve alguma divergência nos recebimentos.

19-curso-sup-retorno01.png

Se houver alguma divergência, você pode realizar o tratamento por esta tela mesmo. Para um pagamento em duplicidade ou a maior, é possível, por exemplo, lançar um desconto para o mês seguinte. Para um pagamento a menor, o sistema lança para o próximo mês o valor faltante.

Ao clicar nos itens, você pode acompanhar quais os clientes efetuaram pagamentos - veja um exemplo abaixo:

20-curso-sup-retorno02.png

Precisa de relatórios de retorno? É possível imprimir a tela ou capturar a francesinha eletrônica - clique na impressora no canto direito superior da tela.


Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?