Faturamento e emissão de nota fiscal

Última modificação: 2016-12-16 17:52:37 -0200


Repita comigo: todo contrato deve ser faturado! Dito isso, vale a pena dizer que todo contrato deve ser faturado!
Fiz essa brincadeira para reforçar que o processo de faturamento é um dos mais importantes do sistema - é aí que as suas cobranças serão geradas e você receberá o dinheiro das suas recorrências.
Nós fizemos um vídeo para deixar isso mais claro - clique aqui.
O processo de faturamento vai gerar as cobranças (seja boleto ou cartão de crédito) baseado nos contratos ativos que seus clientes possuem com você e, alguns casos, nas receitas eventuais.
O processo de faturamento no Superlógica é muito fácil. No menu, vá até Receitas > Faturar.

Você poderá escolher entre emitir notas fiscais ao faturar ou somente após liquidação das cobranças, enviar boletos por e-mail ou imprimi-los, configurar faturamento mínimo, configurar periodicidade do faturamento, entre outras.

Fique atento às configurações do faturamento
No seu primeiro faturamento, é importante ver se as configurações padrões estão de acordo com sua necessidade.
Para isso, vá até o ícone configurações (engrenagem no canto superior direito):

  • Veja se o valor mínimo está de acordo com sua necessidade, pois valores muito baixos podem não compensar a cobrança via boleto, por exemplo. Se a cobrança não atingir o valor mínimo, o sistema irá adiá-la para a próxima cobrança;

  • Defina a antecedência em que serão feitas as cobranças, já levando em conta o tempo necessário pelos Correios, se você enviar seus boletos impressos;

  • Defina a frequência de faturamento (semanal ou mensal);

  • Configure também se você vai emitir a nota fiscal no faturamento (geração) ou na liquidação das cobranças - a emissão é automatizada (veja detalhes mais abaixo).


Vamos faturar seus contratos?

  • Em primeiro lugar, determine o período que você vai faturar (semana ou mês);

  • Você pode fazer uma simulação do faturamento para analisar se tudo está correto;

  • Ou simplesmente clicar em Faturar agora;

  • Depois disso, os boletos e as notas fiscais (se você optou por gerar as notas após o faturamento) já estarão disponíveis para serem enviadas para os clientes. No menu, vá até Receitas e clique em A receber ou Notas fiscais;

  • Os pagamentos via cartão de crédito serão automaticamente processados na data estabelecida para pagamento;

Já os boletos podem ser configurados para ser enviados automaticamente por e-mail (em Empresa > Formas de Recebimento > Notificações de boletos); ou, se preferir, podem ser impressos para enviar pelos Correios.

14-curso-sup-faturar-simula-fatura.png


Após o faturamento e a geração das notas fiscais, é preciso fazer a transmissão para a Prefeitura da sua cidade (no caso de serviços) ou Sefaz (para produtos). No menu, vá até Receitas > Notas fiscais.
Veja que as notas possuem uma barra de status com a informação "Não marcada", ou seja, ainda não foram selecionadas para o envio.
Para isso, selecione as notas desejadas e, em seguida, clique em "NFE: Marcar para transmitir", no rodapé da página.
Verifique que a barra de status mudou para "Envio pendente" e uma faixa deverá aparecer no topo da tela com a mensagem "Notas pendentes de envio" e um botão ao lado "Enviar".
Ao clicar no botão "Enviar", será solicitado a sua senha do Certificado Digital A1 - entre com ela e confirme o envio.
Se todas as suas configurações estiverem corretas, em alguns momentos a barra de status vai mudar para "Convertida". Significa que a nota foi enviada com sucesso para o servidor da Prefeitura ou Sefaz.
Recapitulando - são três status no Superlógica, como você pode ver na imagem abaixo: Não marcada, Envio pendente e Convertida.


15-curso-sup-status-nfs.png

Precisa de informações complementares na NF? O app Informações complementares da NF-E permite inserir uma mensagem (no campo "informações complementares", "adicionais" ou "destinadas ao fisco") em todas as notas fiscais emitidas pelo sistema.


Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?