Assinaturas, recorrências, receita eventual e cobranças avulsas

Última modificação: 2016-12-16 17:34:08 -0200


No Superlógica, existem quatro tipos de receitas que você pode utilizar:

  1. Assinaturas (receita baseada em planos)

  2. Recorrências (baseadas em serviços)

  3. Receitas eventuais (cobrada no vencimento do cliente)

  4. Cobranças avulsas (você determina o vencimento)

1. Assinaturas

Vale lembrar que, se você tiver um alto volume de contratos, é possível importá-los de uma vez só, através de uma planilha. Temos um guia de como fazer isso e os campos que podem ser usados. 
Vá em Assinaturas > Importar planos.



A assinatura baseada em plano, como o próprio nome diz, baseia-se em um plano previamente criado. 
A primeira cobrança é gerada automaticamente e as demais são geradas após o processo de faturamento. Com a opção de usar planos, é possível determinar período de contrato, periodicidade, taxa de adesão, oferecer um período de degustação (trial), integrar a contratação em seu site usando nosso checkout e notificar seus clientes com e-mails automáticos, além de ter à disposição várias métricas e relatórios. Você faz a gestão em Planos > Assinaturas (repare que colocamos um vídeo de ajuda nesta tela, no canto direito superior). Assista a um vídeo que explica como fazer a gestão de suas assinaturas.
Se você deseja editar, cancelar ou excluir uma assinatura, pode fazer qualquer destas ações tanto pela tela de assinaturas (Planos > Assinaturas) quanto pela tela de cadastro do cliente (aba recorrências).
Ao cancelar uma assinatura, você define a data do cancelamento e o sistema informa até quando o cliente poderá usar o serviço.


Se optar por excluir uma contratação, o sistema vai excluir de forma definitiva aquela assinatura - porém, não é possível excluir uma assinatura após 1 mês de contratado ou se houverem cobranças liquidadas. 

2. Receitas recorrentes
Uma receita recorrente é quando você tem um serviço cujo preço pode ser moldado de acordo com o cliente - ou seja, não segue conceito de plano, com preço fechado. É quase como se fosse um contrato customizado de acordo com a negociação realizada.
Se você não trabalha com planos e não precisa usar o checkout de contratação, este tipo de receita pode ser útil para você. Da mesma forma que as assinaturas baseadas em planos, é necessário também faturar os contratos baseados em receitas recorrentes para que as cobranças sejam geradas (vamos falar sobre o processo de faturamento no próximo item).
Para criar uma receita recorrente, vá até Receitas > Receitas recorrentes e clique no botão Nova recorrência. Escolha então o cliente, valor a ser cobrado, a periodicidade das cobranças, o início e o fim (opcional) da recorrência.

3. Receitas eventuais
Se você vende serviços eventuais aos seus clientes que possuem recorrências, nada melhor do que lançar receitas eventuais que serão cobradas juntamente com a recorrência na data de vencimento do cliente. Para isso, vá até Receitas > Receitas eventuais e clique em Nova receita eventual.

4. Cobrança avulsa
Se você precisa apenas lançar uma cobrança avulsa, é simples. Vá até Receitas > A receber e clique no botão Nova cobrança. A diferença aqui é que você vai definir qual o dia de vencimento desta cobrança. Se quiser, pode inclusive parcelar.




Esta dica foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?