Clientes e planos

Última modificação: 2016-12-16 16:59:04 -0200


Vamos falar sobre como você pode importar seus clientes e usar os planos no Superlógica.

Clientes: como cadastrar ou importar?
Você pode subir seus clientes para o Superlógica  de 2 formas:

  1. Manualmente (um por um);

  2. Ou importar via arquivo.

Para lançar clientes manualmente, Vá em Clientes > Novo cliente.

Se você prefere subir vários de uma só tacada, clique no botão Importar clientes. O sistema vai te direcionar para uma tela que mostra todos os campos que você pode usar e você pode baixar um arquivo de exemplo.


Planos: um recurso flexível e robusto

No Superlógica, recomendamos que você trabalhe suas recorrências através de planos. Plano é uma composição de um ou mais serviços ou produtos - uma espécie de "combo". No sistema, os planos são dispostos em grades.
Grade é um conjunto de planos equivalentes, do mesmo tipo de serviço, por exemplo. Na área do cliente, upgrades e downgrades só serão permitidos entre planos da mesma grade.
Para deixar isso ainda mais claro, vamos dar dois exemplos.
O primeiro é uma grade de planos de uma empresa que oferece um serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens.

02-curso-sup-planos-grade01.png

Repare que o serviço é o mesmo - armazenamento de arquivos. Mas são disponibilizadas três opções de planos, com diferentes especificações e preços. No caso do plano Pro, é cobrada ainda uma taxa de adesão.

Outro exemplo que podemos citar são os clubes de assinaturas que entregam produtos. Vamos dar um exemplo de um clube de assinatura de vinhos.

03-curso-sup-planos-grade02.png

Legal. Como eu posso criar um plano?

Para criar um plano dentro da grade principal, acesse menu Planos e clique no botão Novo plano. Se preferir, crie uma grade nova. Você pode alterar o nome da grade depois, se precisar.

Temos um vídeo sobre planos que pode facilitar sua vida. Veja-o aqui.

A opção de “exibir na área do cliente” deve ficar marcada para que os clientes consigam contratar os serviços dessa grade.A grade que você criou irá aparecer assim, vazia, porque ainda não foi criado nenhum plano nela.


Você pode alterar o nome da grade depois, se precisar.
Ao criar um novo plano, você deverá informar coisas como nome e descrição. Depois, o valor do plano e a taxa de adesão (se houver).


Sugerimos que você especifique como vai contabilizar a recorrência e a taxa de adesão, deixando esta informação transparente na fatura. Vai te ajudar na gestão financeira depois, também. Se o seu plano tem adesão, você pode parcelar para o cliente.

04-curso-sup-planos-recorrencia.png

Defina, no passo seguinte, as formas de pagamento aceitas para este plano. Esta configuração é feita individualmente por plano - você pode, por exemplo, aceitar apenas cartão ou boleto em alguns planos.

Defina também se você vai oferecer um período de degustação. Se for oferecer um período de trial, defina o prazo (em dias) e um link do seu site para o qual o lead será direcionado após contratar via checkout. Você pode definir ainda se vai enviar um e-mail para o cliente e um para o super usuário do Superlógica.

O passo seguinte é definir quais dados vai pedir no checkout de contratação. Se você oferece trial, pode pedir apenas os dados básicos. Se for contratação direta, talvez seja necessário pedir várias dados cadastrais, como CNPJ e endereço.

Nome e e-mail são sempre dados obrigatórios. É possível definir se os outros campos são opcionais ou obrigatórios - ou mesmo se você não quer pedir estes dados. Se você não vai oferecer os planos para contratação no seu site, passe direto ao passo seguinte.

Nas configurações avançadas, você pode redirecionar, após a contratação, seu novo cliente para esta URL do seu site.

Além disso, o Superlógica pode enviar três e-mails após esta contratação: um de boas-vindas, um para o administrador da conta (informando da contratação) e outro para o cliente após o primeiro pagamento ter sido liquidado - para muitas empresas, significa a liberação do serviço. Capriche nos e-mails e não esqueça de usar as variáveis disponíveis pelo sistema.

Você pode também determinar o prazo do contrato em dias. Deixe vazio para término indefinido.

05-curso-sup-planos-oquefazer.png

Após salvar, você pode testar como ficou (utilizando a loja nativa do Superlógica), incorporar um código em sua página de venda ou cadastrar outro plano.

06-curso-sup-planos-sucesso.png


Como editar um plano

Agora vamos mostrar mais algumas ações que podem ser feitas. Usando as setas, você pode alterar a ordem, editar, clonar ou desativar um plano.

Ao editar um plano, você pode também acrescentar, se quiser, um período gratuito ao prazo do contrato, permitir renovação automática (se houver configuração de prazo) e enviar um e-mail ao cliente antes da renovação.

É possível ainda permitir que um cliente contrate este plano mais de uma vez ou adicionar cada cliente novo em um determinado grupo.

Você encontra estas informações nas configurações avançadas do plano.

Escolha o plano e clique em editar e vá clicando no botão “próximo”  até a tela de configurações avançadas:

Plano com pagamento parcelado

Se você deseja criar um plano com pagamento parcelado, você vai usar a adesão para fazer isso acontecer.
Vou te dar um exemplo de um plano anual com pagamento em três vezes.
Na tela de contabilização do plano, deixe a recorrência zerada e coloque o valor total do seu plano na adesão.


Vamos imaginar que o valor total do plano é de seis mil reais e o seu cliente deve pagar em 3 vezes. Na aba de parcelar a adesão, coloque em três vezes.

07-curso-sup-planos-parcela.png

Após preencher estes dados, vá até as configurações avançadas, acesse a aba Prazo do contrato - e defina a duração - neste caso, um ano, 365 dias.

Agora chegou a hora de vender!

Agora que você criou seus planos, é hora de vender! Existem três formas de incorporar os planos em seu site.

Clique aqui para informações mais detalhadas sobre integração de planos em seu site.

A primeira delas é usar a loja nativa do Superlógica. Para cada grade de planos, o Superlógica gera uma URL pública, isto é, um link pelo qual seus potenciais clientes podem contratá-lo. Basta clicar no botão Testar para pegar este link.


08-curso-sup-planos-loja.png

A segunda forma é incorporar nosso código em seu site. Para pegar este código, clique no segundo ícone na guia da grade - basta copiá-lo e colar em sua página de vendas.

09-curso-sup-planos-botao-codigo.png

10-curso-sup-planos-codigo.png

E a terceira forma é montar o checkout via API, da forma como quiser. Para mais informações, acesse www.superlogica.com/developers/.

Se você pretende usar a loja nativa para vender seus planos, é possível editar o design da página. Vá em Clientes > Área do cliente e faça o upload da imagem de fundo conforme instruções. Esta imagem de fundo será usada no checkout e na área do cliente.

É possível também adicionar os termos de serviço e privacidade da sua empresa. Clique na engrenagem, no canto direito superior da tela de planos, e procure por termos de serviço. No checkout, estes links aparecerão embaixo do formulário de contratação.





Esta dica foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?