Tributação, produtos e serviços e plano de contas

Última modificação: 2016-12-19 09:47:59 -0200


Tributação e nota fiscal

Vá em Empresa > Tributação.

Recomendamos que os tributos sejam parametrizados pelo contador responsável por sua empresa devido à alta complexidade da legislação tributária brasileira. Além disso, o contador deve validar as primeiras notas fiscais emitidas pelo sistema na prefeitura ou secretaria da receita federal de seu estado.

Para emitir notas fiscais, o seu contator também precisa verificar junto à Prefeitura de sua cidade a necessidade do certificado A1 para a emissão, através de software. Caso seja necessário o certificado, você pode efetuar a compra através dos canais da Serasa Experian ou Certisign, por exemplo.
Após adquirir o certificado faremos a importação para o sistema. Criamos um passo a passo bem detalhado para auxiliá-lo!

Passo 1:

Clique sobre o arquivo do certificado, que você recebeu via e-mail:


Passo 2:

Passo 3:

Passo 4:

Passo 5:

Passo 6:

Passo 7:

Utilizando o navegador Chrome, no canto superior direito clique em "personalizar" e após isso em configurações:

Passo 8:

No campo de busca digite certificado > e após isso gerenciar certificados:

Passo 9:

Selecione o nome do certificado desejado e clique em exportar:

Passo 10:

Passo 11:

Passo 12:

Passo 13:

Passo 14:

Passo 15:

Passo 16:

Passo 17:

Passo 18:


Após isso seu certificado estará disponível em sua máquina, sendo assim no sistema Superlógica. Clique em Empresa > Tributação - do lado direito da tela em certificado digital A1 clique em editar > substituir certificado > escolher arquivo > insira a senha e clique em enviar.
Não se esqueça, todos os dados referentes à tributação devem ser informados por seu contador, ou você deve fazer isso com a orientação dele!



Configurando o plano de contas
O plano de contas define a forma de diversos relatórios gerenciais, em especial o demonstrativo de receitas e despesas. O plano de contas do Superlógica é um plano de contas gerencial e não contábil, ou seja, são categorias de receitas e despesas que não possuem partilhas dobradas.
Caso queira criar um novo plano de contas, você precisa instalar o aplicativo Plano de contas (disponível em Apps > Loja de apps) - tenha mais informações 
neste artigo.


Configurando produtos e serviços
Após configurar o seu plano de contas, você pode começar a cadastrar os serviços. Para isso, vá em Empresa > Produtos e serviços.

O ideal é que você também faça o cadastro dos seus serviços  e produtos com o auxílio do seu contador, pois o nome deles aparecerá nas notas fiscais. No cadastro também são exigidas algumas informações tributárias e fiscais.



Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?