Empresa e formas de recebimento

Última modificação: 2017-05-17 14:20:48 -0300


Antes de entrarmos em detalhes operacionais e de rotina, vamos começar falando sobre as configurações que você precisa fazer para iniciar a sua gestão com o pé direito.


Dados básicos da sua empresa
É possível que você já tenha configurado os dados da sua empresa. Se ainda não fez, sugerimos que você comece por aqui. Vá em Empresa > Dados da empresa - e não esqueça de subir o seu logotipo! Depois, ainda neste menu, configure suas contas bancárias.

Preencha os campos com as informações da sua empresa:


Configurando as contas bancárias

Vá em Empresa > Contas bancárias:

Você vai cair nesta tela:

O campo Nome referência tem como função identificar a conta da maneira que você achar melhor. Por exemplo, se você tiver duas contas no mesmo banco, você pode nomeá-las com o nome do banco + número da conta para identificá-las.

Assim:

  • Itaú  - C/C 10000-1
  • Itaú  - C/C 11111-1

Ou:

  • Itaú Registrada
  • Itaú Sem Registro

Após preencher as informações, a tela ficará assim:

Ainda em Empresa, mas agora dentro de Formas de recebimento faremos todas as configurações que veremos a seguir:


Configurando formas de recebimento
Como você vai receber de seus clientes? Boleto? Cartão de crédito? Boleto e cartão? Antes de tudo, é importante dizer que cada forma de recebimento fica vinculada a uma conta bancária previamente cadastrada - exceto se você tiver um convênio de boleto e outro de cartão, que podem ficar vinculados a uma mesma conta.

Configurando para receber com boleto bancário
Em Formas de recebimento, clique no botão Nova forma de receber > Receber com boleto. Aqui existem duas opções. A primeira é usar o convênio do seu banco, com a taxa que você negociou com o seu gerente. A segunda é a forma que recomendamos: com a Conta de Recebimento.

Configurando via Conta de Recebimento (CR)
A CR é totalmente automatizada, não precisa ser configurada e nem homologada. Você nunca mais precisará baixar arquivos retornos do banco e processar no sistema para realizar as baixas, pois o sistema fará tudo isto para você.

Utilizando a Conta Recebimento você terá muitas vantagens:

  • Fica protegido contra as  fraudes de boleto bancário;

  • Recebe em D+2, de forma automática, sem necessidade de solicitar saques ou transferências;

  • Elimina a necessidade de remessa e retorno.

Para configurar, vá em Empresa > Formas de recebimento. A configuração é simples e sem mistérios. Mas vamos explicar em detalhes.

Você precisa configurar também os campos de juros e multa:

Configurando boleto direto com o banco
Para configurar, vá em Empresa > Formas de recebimento > Nova forma de Receber > Receber com boleto.

Escolha a conta, que você já cadastrou no sistema, quando fez as configurações bancárias. Se ainda não tiver a conta cadastra, faça isso e depois volte aqui.


Você deverá informar:

  • Tipo de carteira
  • Convênio
  • Se vai protestar ou não

Clique em próximo para continuar e confirme os dados:

O próximo passo é enviar os boletos gerados e o arquivo de remessa teste para o banco e verificar se está tudo correto com o arquivo e os boletos.


Caso o retorno do banco seja positivo, você já poderá começar a gerar os boletos através do Superlógica!


Régua de cobrança (notificações de boletos)

Para configurar as notificações de boletos vá em Empresa > Formas de recebimento > Notificações de Boletos > Configurar régua de cobrança.

Você já poderá configurar a sua régua de cobrança, da forma que for melhor para você. Clique em editar para alterar os dias. Aproveite para ler este artigo sobre como criar uma régua de cobrança efetiva para o seu negócio.

(Caso você assine o nosso Plano Pro você contará com mais dois e-mails de notificação).

No lado direito da tela, você pode ver as mensagens, que serão enviadas para os seus clientes, de acordo com o período configurado:


Sugerimos que você inclua nos textos que as mensagens são automáticas e caso o cliente já tenha efetuado o pagamento, que ele deve desconsiderar o aviso!


Bloqueio e cancelamento

Aqui você poderá definir em quantos dias você desejará congelar e cancelar os serviços, caso o cliente fique inadimplente, bem como indisponibilizar a 2a via da cobrança para pagamento.


Configurando cartão de crédito
Para receber através do cartão de crédito de seus clientes, você tem algumas opções disponíveis no sistema: tudo depende de qual adquirente e/ou gateway você irá utilizar para efetuar as transações.
Sendo assim, o primeiro passo é analisar as opções disponíveis no sistema e que melhor se encaixem com sua necessidade: avaliar as bandeiras aceitas e a taxa cobrado por transação, por exemplo. 

As opções recomendadas de nosso sistema são: Conta de Recebimento, Cielo e Global Payments.
É importante ressaltar que: para os contratos com adquirentes como a Cielo ou a Global Payments, recomendamos utilizar nosso gateway da Conta de Recebimento para as transações.

Abaixo, iremos listar como efetuar a configuração em cada um desses casos, e, claro, caso necessite de alguma ajuda, nossa equipe estará à disposição.

Conta de recebimento - Configurando cartão
Vá em Formas de recebimento > Nova forma de receber > Receber com cartão de crédito:

Clique para preencher o formulário de adesão e aguarde o contato. Caso você tenha alguma dúvida, poderá esclarecer pelo telefone  0800 7096800.

Cielo via gateway da Conta de Recebimento

1. Primeiro, você deve efetuar seu convênio com a Cielo (informações na central de atendimento pelo telefone 0800-570-7200 ou pelo site: https://www.cielo.com.br
2. Após o contato com a cielo, para dar continuidade você precisará das seguintes informações:

  1. Número do E.C (estabelecimento comercial), que você receberá da Cielo, alguns dias após efetuar o convênio;

  2. Chave de produção, que você só poderá solicitar somente após receber o E.C. Para solicitar a chave, você precisará preencher o formulário (deve ser solicitado à Cielo ou um de nossos atendentes) e enviar por e-mail à Cielo (cieloecommerce@cielo.com.br), 

3. Ao receber sua chave de produção (que deve ocorrer em alguns dias), envie um e-mail para nossa equipe de suporte (assinaturas@superlogica.com) solicitando o seu convênio com nosso gateway Conta de Recebimento, enviando os seguintes dados:

  •  EC e chave de produção;

  • dias para crédito (o padrão é D+30);

  • taxa acordada com a Cielo, 

  • banco, agência e conta que serão utilizados para o crédito;

  • dados básicos da empresa (Razão social, nome fantasia e CNPJ).

4. Após isso, aguarde o retorno de nossa equipe de suporte confirmando a criação desta forma de recebimento em sua licença.

Global Payments via Gateway da Conta de Recebimento

1. Em Empresa > Formas de Recebimento, clique em Nova forma de receber > Receber com cartão de crédito > Gateway: Global Payments;
2. Siga os passos descritos na janela apresentada;
3. Agora, é só aguardar a confirmação da ativação de seu convênio em sua licença; alguém de nossa equipe irá te informar para que você possa iniciar os recebimentos via cartão de crédito.



Esta dica foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?