Régua de cobrança (notificações automáticas)

Última modificação: 2016-11-18 12:08:48 -0200


 

Depois de faturar seus clientes, é preciso notificá-los, para avisar que possuem débitos em aberto.

A configuração do sistema é feita apenas uma vez. Depois disso, sempre que cobranças forem geradas o Superlógica irá notificar os clientes automaticamente.

Com isto não é necessário dispor de tempo e esforço para realizar as notificações. O sistema faz tudo sozinho deixando o gestor livre para se concentrar em outras tarefas.

Notificações de boletos

É possível notificar os clientes de duas formas: por e-mail e SMS. Este recurso é adicionado ao Superlógica por meio de um aplicativo nativo, que pode ser acessado em Apps > Notificações de boletos.

São definidas as datas de envio e as mensagens a serem enviadas, e o sistema fará as notificações sempre que novos boletos forem gerados.

  • Por E-mail

Ao configurar o sistema para notificar os clientes por e-mail, o sistema pode enviar 4 tipos de mensagens:

  • Antes do vencimento, informando a existência de uma cobrança;

  • No dia do vencimento, avisando da necessidade de pagar o boleto;

  • Depois do vencimento, para avisar a falta de pagamento;

  • Uma última notificação alertando a inadimplência.

É importante notar que os e-mails só serão disparados se a cobrança existir há pelo menos 3 dias (ou seja, é importante faturar com antecedência para que a régua funcione corretamente).

Em nosso Plano Pro você terá ainda duas opções adicionais para configurar seus e-mails, deixando-o, então, com 6 mensagens automáticas.

JU0D8j8Mozh7NQykB2PlZ5-ewAHC2Kf_YA.png


  • Por SMS

A vantagem de notificar os clientes via SMS é que eles receberão a mensagem em qualquer momento e lugar. O envio da mensagem é cobrado à parte, por envio.

Por SMS, duas mensagens são enviadas (uma terceira mensagem é adicionada caso você tenha assinado nosso Plano Pro):

  • No dia do vencimento do boleto, para lembrar de pagar o boleto;

  • Depois do vencimento, para avisar que há cobranças em atraso.

Qa6d2YzDJueeIgtIfoSMjzo7Xn_PVCGIAA.png


Notificações de cartão de crédito

Ao configurar o pagamento com cartão de crédito, mensalmente a cobrança é processada no dia do vencimento. Porém é importante notificar o cliente que a operação foi concretizada com sucesso ou se houve algum erro.

No Superlógica isto acontece de forma automática. Sempre que um evento acontecer, o sistema irá enviar um e-mail ao cliente notificando o status da operação

Para isso, é preciso configurar as mensagens em Empresa > Formas de recebimento > Notificações de cartão de crédito.

mBbo5cnQMskOXz38zRkR_vtBJxRMUMkKkA.png


No primeiro campo, você define, em dias, por quanto tempo o sistema irá efetuar novas tentativas de processamento em cartões com falha temporária.

Ao configurar as notificações, quatro mensagens serão enviadas, de acordo com os eventos que acontecerem.

  1. Convite para pagamento com cartão de crédito, apenas uma vez para cadastrar o cartão do cliente;

  2. Mensagem de sucesso do pagamento, caso seja concretizado;

  3. Mensagem de erro, caso o pagamento não seja concretizado;

  4. Mensagem de última tentativa*, para avisar que o Superlógica irá processar o pagamento pela última vez, sendo possível, também, configurar o sistema para enviar junto a este e-mail um link para o boleto.

*O sistema realizará tantas tentativas quanto forem configuradas no campo, notificando-as de acordo com seu sucesso, falha ou quando for a última tentativa.

Suspensão e cancelamento automático

Grt-9TDgWP4m-RqndB1FVrbOjQsJtS17aQ.png



Você pode suspender e cancelar automaticamente baseado no número de dias de inadimplência.

Você define em quantos dias um cliente será congelado ou desativado – e parametriza também as mensagens de suspensão e cancelamento que o cliente vai receber.

No caso de suspensão/congelamento, nenhuma ação acontece (isto é, o contrato permanece ativo) – e o Superlógica pode disparar um webhook para o seu sistema, podendo ser o gatilho para a interrupção do serviço, por exemplo. Consulte o aplicativo Webhooks, em nossa loja de apps.

Já no cancelamento, o cadastro do cliente é inativado – e o contrato vinculado também. Da mesma forma, o Superlógica pode disparar um webhook para o seu sistema.

Estas regras de suspensão e cancelamento podem ser configuradas em Empresa > Formas de recebimento, na aba Bloqueio e cancelamento.

É possível também adicionar exceções para esta regra individualmente por cliente – no cadastro do cliente, ao editar os dados, encontre esta opção.


Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?