Pagamento de comissão

Última modificação: 2016-11-18 11:36:40 -0200


Mais um aplicativo disponível a partir do Plano Pro é o aplicativo para gerenciamento de comissão aos seus vendedores. Com ele, é possível configurar os serviços que, ao serem vendidos, gerarão comissionamento para o vendedor em questão.

O funcionamento dele é bem simples. Vamos entender um pouco mais sobre?

Por onde começo?


3UoU52FvD-N3_nUmOuufS4Lj922Gr2QlAQ.png



O primeiro passo é efetuar a configuração dos serviços que terão comissão. Para isso, clique no primeiro botão “Configurar comissão” e em seguida “Comissão para vendedores”.

Após isso, uma tela como a seguinte será apresentada:


Gd0XdoHsFBjpFC18sRtKJ9RS8GC725u2lg.png



E os campos que devem ser preenchidos são:

  • Valor da comissão: valor que será repassado para seus vendedores;

  • Cálculo: aqui você define se o valor será calculado percentualmente ou com valor fixo;

  • Serviço: qual é o serviço sobre o qual será calculado a comissão. Veja a opção “Mais um” que aparece na parte inferior das configurações – utilize-o caso seja necessário adicionar outros serviços e/ou produtos que tenham comissionamento;

  • Repasse: quando o valor será pago? No momento da geração da cobrança (Adiantado) ou somente após o pagamento (No pagamento);

  • Meses de comissão: por quanto tempo o vendedor irá receber a comissão daquele item. Vazio para que ele receba até o final da assinatura.

Após efetuadas as configurações, tanto dos serviços como dos vendedores (que deve ser feita em Despesas > Fornecedores), você já pode começar a controlar as comissões através do nosso sistema.

É importante frisar: para que o comissionamento funcione, você precisa estipular o vendedor na hora do contrato, e você tem duas formas para isso:

  • Interna: na hora de cadastrar uma assinatura você escolhe o vendedor que deve receber a bonificação;

  • Externa: ao utilizar um cupom de desconto que tenha a configuração de um vendedor nele;

  • Interna incluindo o vendedor manualmente: caso não utilize cupons para definir quem foi o vendedor, a maneira de alterar/incluir um vendedor contratos feitos pelo checkout é:

    • Em Planos > Assinaturas ou no cadastro de seus clientes, onde ficam listadas as assinaturas: abra os detalhes do contrato (ícone da lupa) e clique em “Alterar vendedor”.


nKxagvk2NTV_SJyyEXjtlKfqdnbZh4XXEQ.png



Então, após tudo isso, como acompanhar o que está acontecendo? Dependendo de como você configurou o repasse (se somente após pagamento ou no ato de geração da cobrança) você deve clicar na opção “Simular comissões”.


YYZJMspR4MZjMx1qcWDRXyCrLpfBP0mxqw.png



Ao simular suas comissões, você terá um relatório como acima, com as informações de vendedor, cliente e valores.

Após isso? Agora é só clicar em “Processar comissões” para que isso os lançamentos sejam lançados em suas Despesas > A pagar:


4VAkOKWYNERI3FwEYxguVrUfxE4mwV42kw.png



E um breve resumo sobre o que foi feito será apresentado na tela:

 

el76vGDEWaN_NtKhz1cAV280QDqywzHkWA.png



Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?