Como é o processo de geração e transmissão das Notas fiscais no Superlógica?

Última modificação: 2016-07-25 17:50:39 -0300


Após ter configurado o Certificado Digital A1 em sua licença, é necessário efetuar as configurações das tributações de sua empresa, para isso, vá até Empresa > Tributação e preencha o que será utilizado (ou ambos): Tributação dos serviços prestados e/ou Tributação das vendas de produtos. Nós da Superlógica recomendamos que isso seja feito com a ajuda do Contador responsável de sua empresa, visto que ele pode ter acesso à informações completas de sua empresa.

Quais são as maneiras para geração das notas fiscais no sistema?

Após tudo configurado, você tem quatro formas de se gerar uma NF no Superlógica:

  1. Emissão de notas fiscais avulsas: vá até Receitas > Notas fiscais > Nova nota fiscal e escolha se é uma nota de serviço ou de venda. Dessa forma, todas as informações devem ser preenchidas de forma manual (cliente, vencimento, produtos/serviços, valor, retenções etc).

  2. Emissão de notas a partir de uma cobrança faturada: após o faturamento ter sido feito, você pode ir até Receitas > A receber > selecionar as cobranças que deseja emitir uma nota fiscal e clicar no botão “Emitir nota fiscal”, que se encontra no rodapé da página.

  3. Emissão de notas no faturamento: para que as cobranças e notas sejam geradas juntas, você deve configurar isso em Receitas > Faturar > Configurações > Selecione a opção “Emitir NF no faturamento”.

  4. Emissão de notas após a liquidação das cobranças: dessa forma, as notas fiscais serão geradas após a liquidação da cobrança. Para configurar, vá até Empresa > Formas de recebimento > Opções do boleto bancário > Emitir nota fiscal ao liquidar as cobranças (não se preocupe, a configuração irá funcionar para cobranças no cartão de crédito também).


Como fazer a transmissão das notas após a geração?

Percebeu que até agora eu tenho falado da geração das notas, mas não dê sua transmissão? Agora entrarei nesse assunto: após geradas as notas no sistema, o que acontece? É necessário que você faça a transmissão dessas notas para a Prefeitura ou para o Sefaz, somente após isso é que elas terão validade e poderão ser enviadas aos seus clientes. Para isso, vá até Receitas > Notas fiscais > marque as notas que deseja efetuar o envio e clique no botão “NFE: Marcar para transmitir”.

Caso seu interesse seja enviar todas as notas de uma vez, sem marcar notas específicas, um botão em azul no topo da tela estará disponível, chamado “Marcar e transmitir”). Após essa marcação, um botão em amarelo está disponível no topo da tela “Transmitir notas”, ao clicar nele, a senha de seu certificado digital será solicitada, ao inserir a senha, o processo de transmissão iniciará, e as notas serão transmitidas para a Prefeitura. Se durante o processo algum erro ocorrer, a mensagem de erro deverá ser apresentada na tela, e a correção deve ser feita no cliente em questão - se não tiver certeza do que deve ser corrigido, entre em contato com nossa equipe de suporte.

E se precisar cancelar?

Se você precisar cancelar as notas fiscais, você deve fazer primeiro através de nosso sistema, que fará a comunicação para o servidor de sua Prefeitura ou Sefaz.

Funciona assim: em Receitas > Notas fiscais > encontre e selecione a(s) nota(s) fiscai(s) que precisa cancelar > clique no botão “Cancelar” no rodapé da página. Ao clicar você não mais verá a nota em sua tela, ela estará com o status “Cancelada” (que você pode alterar utilizando o filtro no topo da tela). Você irá perceber que a mesma faixa apresentada para a transmissão das notas está sendo apresentada novamente agora, isso é porque é necessário fazer a transmissão do cancelamento da nota, sendo assim, clique em “Enviar”, entre com a senha do certificado digital e aguarde a finalização da transmissão. É importante lembrar que o Sefaz e cada uma das prefeituras possuem prazos diferentes para aceitar o cancelamento, portante, fique atento!

E como meu cliente recebe a nota?

Algumas prefeituras já fazem o envio da nota no momento em que recebem a transmissão via Webservice, porém, nós temos uma solução para o envio dessas notas: em Receitas > Faturar > Configurações, você tem a opção “Auto enviar cópia da NF por e-mail” que fará o disparo de um e-mail no momento em que uma transmissão for concluída. É possível também que o seu cliente agora acesse as notas através da Área do cliente, no menu “Notas fiscais”.


Esta dica foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?