O que é, como adquirir e inserir no Superlógica um certificado digital A1?

Última modificação: 2017-01-03 13:16:05 -0200


Para assinar um documento digital é necessário que a empresa tenha um certificado digital, que é um arquivo (chamado também de “token”) que contém informações de sua empresa, além de uma chave criptográfica assimétrica. Cada certificado é emitido por uma “autoridade certificadora” (empresas que são autorizadas a fazer a emissão de certificados digitais, i.e.: Serasa ou Certisign, que são as mais utilizadas), mediante análise de documentos da empresa.


Exceto em cidades onde a transmissão das notas é feita através de exportação e importação de arquivos, o certificado digital à ser utilizado em nosso sistema é o A1.


Após adquirir seu certificado digital, siga os passos abaixo para inserir o certificado em nosso sistema.

  1. Instale o certificado em seu computador seguindo as instruções da "Autoridade Certificadora" (para mais detalhes, clique AQUI);

  2. Clique no botão Iniciar > Painel de Controle > Opções da Internet > Aba "Conteúdo" > Certificado;

  3. Selecione o certificado e clique em Exportar;

  4. Clique em "Sim", exportar a chave particular; e depois clique em Avançar;

  5. Escolha o formato PKCS n.12 (*.pfx);

  6. Digite a senha que deseja usar para criptografar a chave, confirme-a e depois clique em Avançar;

  7. O processo de exportação cria um arquivo para armazenar o certificado. Digite um nome para o arquivo e o local onde deverá ser salvo ou clique em "Procurar", navegue até o local e depois digite o nome do arquivo.

  8. Clique em Concluir.

  9. Após isso, vá até Empresa > Tributação > do lado direito da tela, clique em “Editar” > Clique no botão “Enviar certificado” > Entre com a senha configurada previamente.

  10. Após isso, você poderá fazer a emissão de suas notas fiscais (caso já tenha feito a configuração das questões tributárias antes).

Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?