Febraban: O que é CNAB 400? O que é CNAB 240?

Última modificação: 2016-06-13 16:36:24 -0300


Os bancos utilizam o Padrão Febraban CNAB 400 ou CNAB 240 para receber (remessa) e enviar (retorno) informações para as empresas clientes usando arquivos.

Estes arquivos possuem formato texto com colunas fixas definidas pela FEBRABAN. Cada banco, por possuir suas peculiaridades, tem suas variações que são previstas dentro do padrão. 
O objetivo destes arquivos é intercambiar informações digitalmente entre o sistema de informática do banco e o do cliente. Dentre as informações podemos citar: cobrança (boletos bancários, pagamentos, extrato (para conciliação), débito em conta, vendor e custódia de cheques).Cada um destes produtos tem seu fluxo de informação e portanto um layout.

O arquivo contém texto puro e colunas fixas definidas pela FEBRABAN, cada banco, por possuir suas próprias peculiaridades, tem suas variações que são previstas dentro do padrão.

Estes arquivos são enviados ou recebidos de diversas formas mas principalmente pelo site do banco. Para ilustrar usaremos o intercambio de informações de boletos bancários:
- A empresa emissora dos boletos envia opcionalmente um arquivo remessa usando o site do banco. Esta etapa não é necessária, pois a própria empresa pode emitir os boletos;
- Os clientes recebem e pagam os boletos;
- A empresa veirifica diariamente no site do banco a existência de arquivos remessa;
- A empresa processa no software financeiro os arquivos baixados no site do banco, ao processar o software faz a baixa dos boletos que foram liquidados, deixando pendente os outros;


Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?