Cartão de crédito: casos de uso e tipos de falha

Última modificação: 2016-06-07 17:49:20 -0300


Se você usa cartão de crédito para receber de seus clientes via Superlógica, é interessante conhecer algumas informações sobre a inteligência do sistema, os tipos de falha e os principais recursos.


Tipos de falha: temporária ou permanente

Existem dois tipos de falhas de cartão de crédito: as temporárias e as permanentes. Nas falhas temporárias, o sistema vai prosseguir a cobrar do cliente normalmente. Nas permanentes, o sistema interrompe novas tentativas.


Retentativas de cobrança

No dia de vencimento da cobrança, o sistema realiza o processamento daqueles clientes que optaram por pagar com cartão de crédito. Se por algum motivo o sistema não conseguir debitar o cartão, o cliente e você podem ser avisados por e­-mail. Em caso de falha, o sistema tenta mais 4 vezes.


No dia seguinte, e nos próximos 4 dias, o sistema tenta novamente e na última tentativa

envia por e­mail ao cliente um link para o boleto correspondente.


Notificações automáticas

O Superlógica possui 4 tipos de mensagens para transações com cartão de crédito:

  1. Mensagem para convidar um cliente a usar cartão.

  2. Mensagem quando foi pago com sucesso.

  3. Mensagem quando a tentativa de creditar falhar.

  4. Mensagem última tentativa (enviando alternativa boleto).


Todas as mensagens podem ser configuradas em Empresa > Formas de recebimento > Notificações de cartão de crédito. Se você não deseja usar algumas das notificações, deixe os campos da mensagem completamento em branco.


Forçar processamento

Em caso de, passadas as cinco tentativas padrão que o sistema executa, você queira fazer uma nova tentativa de processamento, é possível fazer isso de forma “forçada”. Acesse a tela do A receber (em Receitas), selecione a(s) cobrança(s) e, no rodapé, selecione o botão Mais e então clique em Forçar processamento do cartão de crédito.


Estorno de cobrança

Se você deseje efetuar o estorno de uma cobrança feita no cartão de crédito, é possível estornar via sistema. Acesse a tela do A receber (em Receitas), passe o mouse sobre a cobrança e clique em “Cancelar pagamento com cartão”.


Reprocessamento agressivo de cartão após contratação

Se configurada, esta funcionalidade faz com que, na contratação via checkout, o sistema retente cobrar com cartão de crédito que apresente falha temporária. O sistema aceita a contratação e marca a cobrança como não paga e fica tentando cobrar durante diversos dias. Em Planos > Configurações (engrenagem).


Inserir ou alterar dados de cartão via sistema

Na própria tela de cadastro do cliente, é possível digitar os dados do cartão diretamente na tela ou convidar o cliente a acessar uma área para preencher com as informações do cartão.


Filtro por status de cartão

Na tela de clientes, é possível filtrar os clientes por tipo de status do cartão: falha temporária ou permanente, vencidos ou todos com problemas


Relatórios de vendas com cartão

Em Empresa > Relatórios, você possui acesso a diversos relatórios de vendas realizadas com cartão de crédito, como os recebimentos com cartão, recebimentos agrupados por bandeira, por data de crédito, cartões com problemas permanentes, entre outros.


Esta dica foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?