Como fazer a homologação da conta bancária?

Última modificação: 2016-12-05 14:49:26 -0200


 - O que é? Qual é sua importância?

 A homologação é o processo realizado para permitir que o sistema emita os boletos usando os dados de sua conta. É um procedimento de extrema importância, pois é onde o Superlogica e o banco fazem uma integração das informações de sua conta para garantir que os boletos pagos pelos condôminos caiam na sua conta bancária em segurança! Deve sempre ser realizado seguindo todas as recomendações, sem pular nenhuma etapa.


Seguindo as normas da FEBRABAN os bancos, a partir de 2017, só poderão operar com carteira registrada, onde você envia um arquivo contendo informações dos boletos gerados no Superlogica, para registro no sistema bancário, prevenindo as fraudes de boletos. Esse arquivo é chamado de “remessa”.


 - Como fazer?


Para fazer o cadastro da conta bancária você precisa ir em Condomínio >> Contas bancárias >> Nova conta bancária >> Cadastre as informações iniciais, como nome de referência, agencia, conta, saldo inicial.

 Após o cadastro primário siga em Condomínio >> Formas de Recebimetno >> Crie uma “nova forma de receber”.

 

Existem duas formas de recebimento:

  1. Conta de Recebimento: nessa forma você irá utilizar uma conta de repasse da Superlogica, onde não precisará passar pelo processo de homologação bancária, não precisará enviar remessa nem baixar arquivos retorno, a gente faz isso para você! Se quiser saber mais, temos um material completo sobre isso!


  2. Direto com o banco: utilizando essa forma de receber você terá que passar pelo processo de homologação, para que o banco aceite tanto os boletos quanto a remessa.
    Selecionando essa forma vamos ter que editar alguns dados que variam de banco para banco, mas em geral são:

  • Layout dos boletos (variável de banco para banco)

  • Código do Cedente/Cliente/Convênio

  • Padrão do arquivo remessa (240 ou 400 posições)

  • Tipo de carteira

  • Espécie do documento


Um campo que você não pode deixar de preencher, é o “mais opções”, onde deve completar o campo cedente com nome, endereço e CNPJ do condomínio (ou do responsável pela conta! É importante também marcar a checkbox para sair as informações do sacado!



Temos um vídeo explicando de forma prática e rápida sobre esse processo de homologação, veja abaixo!




Esta dica foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?