Como fazer a conciliação da conta bancária?

Última modificação: 2016-12-08 15:42:13 -0200


A conciliação bancária é um procedimento de suma importância, pois é onde você compara todos os seus lançamentos no sistema com o que foi registrado pelo banco, podendo assim realizar o fechamento do mês de forma segura!


Para a conciliação ser feita você precisa ter baixado do site do banco o extrato de sua conta, em formato OFC, OFX ou RET. Tendo esses arquivos, vá em FINANCEIRO >> CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

 

Selecione o arquivo baixado do site bancário e em seguida qual conta bancária será conciliada.


O sistema irá dividir em duas tabelas, ao lado esquerdo vai ser o extrato que você processou do banco e ao lado direito ficarão os lançamentos feitos no sistema.


Quando algum lançamento não for conciliado automaticamente no lado do sistema, existem quatro maneiras de você conciliá-lo:

  1. Novo Lançamento (lançamento.JPG) : Essa ferramenta funciona para você realizar um lançamento direto no caixa do condomínio, selecionando os dados requisitados pelo assistente de lançamento

  2. Transferir (tranf.JPG): clicando nessa opção você pode realizar uma transferência direta de uma conta para outra, dentro do condomínio. Por exemplo: transferência da conta corrente para fundo de reserva.

  3. Nova despesa recorrente (reco.JPG): quando ocorrer uma despesa que se repete mensalmente não aparecer na conciliação, clique nesse botão e a lista das despesas recorrentes aparecerá para você, basta buscar pela despesa e clicar em “salvar”

  4. Buscar despesas (procurar.JPG) essa ferramenta serve para quando você souber qual é a despesa porém ela não apareceu na conciliação, basta clicar ali e procurar a despesa na lista que irá aparecer, selecione e clique em “utilizar este pagamento”

É possível excluir um lançamento feito errado, clicando na lixeira que aparece ao lado esquerdo do lançamento na parte do software.


Coisas que você precisa saber:


  • Não utilize extratos que tenham o mesmo período.Exemplo: arquivo de 01/01 até 15/01 e outro arquivo de 01/01 até 31/01, o sistema bloqueará pois existem dois períodos iguais dentro dos arquivos. Recomendamos que realize a conciliação diariamente ou semanalmente para evitar isso!

  • Contas bancárias que possuem os mesmos dados de agência e conta, por exemplo, a conta corrente e uma conta fundo de reserva, o sistema irá agrupar os lançamentos realizados nas duas contas.

  • Se sua despesa for paga em cheque, será conciliado automaticamente. Porém, se a data de compensação do extrato estiver diferente da data do sistema, o dia não será conciliado, apenas o valor. 
    As datas estando iguais, ambos serão conciliados!





Como fazer a conciliação bancária?







Isso foi útil para você? Sim Não

Você pode nos dizer como podemos melhorar este artigo?